#SerMulheremTech anuncia 5ª edição de seu programa gratuito de mentoria

Conheça a 5ª edição do programa gratuito de mentoria da #SerMulherEmTech. Saiba mais sobre essa iniciativa inspiradora da Softtek.

Apesar do gradual aumento da presença feminina no mercado de trabalho tecnológico nos últimos anos, dados da pesquisa Women in Technology, realizada pela empresa de recrutamento Michael Page, apontam que menos de 20% dos cargos das áreas de tecnologia no Brasil são ocupados por mulheres. Em toda a América Latina, elas ocupam menos de 30% dos cargos de liderança no setor.

Ainda segundo o levantamento, alguns dos motivos para esse baixo percentual são a falta de inscrições por parte das mulheres, a falta de oportunidades para o talento feminino e falta de capacitação e experiência necessária para ocupar os cargos disponíveis.

“Mesmo com avanços, é sabido que o mercado de tecnologia sofre com um viés predominantemente masculino. Por isso, ações de conscientização e incentivo da presença feminina na área são tão relevantes e necessárias”, explica Silvana Fumura, CEO da #SerMulheremTech.

Fundado em 2016 como um coletivo de mulheres voluntárias, a missão da #SerMulherEmTech é, justamente, a de ajudar a reverter esse cenário. E desde setembro de 2023 como associação formal, o futuro do programa pressupõe desafios ainda maiores e com projetos focados nessa transformação.

“Começamos a #SerMulheremTech como um grupo de mulheres bem-intencionadas, com o propósito comum de fomentar a inclusão de mulheres no mercado de trabalho tecnológico. No ano passado, nos tornamos oficialmente uma associação sem fins lucrativos. O objetivo de apoiar e inspirar mulheres e meninas continua, mas os sonhos aumentam, com novos projetos e entregas mais sólidas, e em constante expansão”, comenta Silvana.

Programa de Mentoria

Um dos carros-chefes da associação é o Programa de Mentoria, que conta com o apoio de executivas de grandes empresas da área, como Softtek e Leega.

“Nosso objetivo para este ano é superar o número de mentorias realizadas no ano passado, sobretudo devido à grande procura. Em 2023, mentoramos mais de 40 mulheres e, para este ano, queremos atender pelo menos 55. Por isso, um de nossos focos é aumentar o nosso quadro de mentoras e a nossa base de atendimento”, diz Silvana.

As inscrições para o Programa abrem no dia 31 de março, no mês da Mulher, e vão até o dia 2 de maio.

“Além disso, está no nosso radar o apoio a eventos e parcerias com ONGs que promovem discussões sobre carreira e possibilidades para meninas menores de 18 anos, que ainda estão em fase de definição de sua trajetória profissional”, explica Silvana.

Patrocinado pela Softtek Brasil, multinacional líder no setor de TI na América Latina, e apoiado pela agência de comunicação Vianews, na edição de 2023, o programa de mentoria contou com um total de 32 mentoras, em comparação com 18 em sua 1ª edição.

“O mercado de tecnologia transformou a minha carreira. Meu desejo é levar essa transformação para um número cada vez maior de mulheres, para que consigam conquistar todos os seus objetivos, profissionais e pessoais. É um prazer poder contribuir com uma causa tão próxima a mim, e estou muito animada para o início desta nova rodada do programa em breve”, diz Ana Dividino, vice-presidente de Negócios da Softtek Brasil e uma das mentoras da associação.

Para mais informações sobre o Programa de Mentoria e outras iniciativas da #SerMulheremTech, acesse https://sermulheremtech.com.br/.