Softtek comemora 30 anos de atuação no Brasil em 2024

Celebre conosco os 30 anos da Softtek no Brasil em 2024. Conheça nossa jornada e conquistas neste marco especial.

Especializada em acelerar a transformação digital de empresas dos mais variados segmentos de atuação, a Softtek irá completar 30 anos de atuação no Brasil em 2024.

De origem mexicana, a multinacional de tecnologia iniciou suas operações no País no dia 1 de maio de 1994, com a vinda direto do México de Francisco Lara (in memoriam) e do atual country manager da empresa, Miguel Angel Garcia Antonio, a fim dar início à operação internacional daquela que viria a se tornar hoje uma das maiores empresas de TI de origem latino-americana do mundo. E isso, começando pelo Rio de Janeiro.

Aos 27 anos, e de dentro de um apartamento, ao melhor estilo home office, Miguel começou os trabalhos no Brasil com a ajuda de listas telefônicas, usadas na época para contatar os primeiros clientes.

De lá para cá, passo a passo a empresa foi expandindo sua atuação, firmando importantes parcerias, acompanhando o início da transformação digital de muitos negócios e testemunhando, de perto, verdadeiras revoluções tecnológicas. A primeira, com o advento da internet e a segunda, certamente a que estamos vivendo agora com o avanço da Inteligência Artificial.

Sobre a Softtek

Presente em mais 20 países e com mais de 15 mil profissionais, no Brasil a Softtek conta atualmente com escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza e dispõe de uma ampla base de atendimento em todo o Brasil, tendo colaboradores instalados nas cidades de Goiânia, Belo Horizonte e Porto Alegre, e no estado da Bahia.

Primeira empresa a apresentar o modelo Nearshore™, cujo advento se deu no final da década de 1990, a Softtek tem por missão ajudar outras organizações a desenvolverem recursos digitais de maneira contínua, consistente e alinhadas com os princípios de sustentabilidade e ESG, desde a concepção e construção até a execução e evolução.

No quesito cases de sucesso, em outubro de 2022 a Softtek anunciou, de maneira global, uma parceria com o Real Madrid (incluindo as equipes principais masculinas e femininas de futebol) para oferecer um ecossistema renovado de produtos digitais focados nos torcedores.

A Softtek está auxiliando o clube espanhol na adoção e implementação de metodologias ágeis e nos processos de conceituação, design e desenvolvimento de um ecossistema de produtos digitais focados inteiramente nas necessidades dos torcedores, visando proporcionar experiências hiperpersonalizadas, gerando interações fluidas e a capacidade de responder rapidamente às mudanças nas condições do mercado.

Agenda ESG

Além de apoiar as empresas em seus processos de transformação digital, ao carregar a diversidade e inclusão em nossa própria essência, Miguel sempre teve como propósito transformar o Brasil em um país do futuro através do trabalho e da educação em TI.

Por isso, por meio do Instituto de Responsabilidade Social da empresa, chamado Fundación Solidaria, são firmadas importantes parcerias e o investimento em projetos sociais para incentivo, capacitação e inserção de mulheres, refugiados, jovens em situação de vulnerabilidade social e estudantes na área de tecnologia do Brasil.

Para este ano, entre algumas das ações recentes desenvolvidas pela Fundación estão a renovação do patrocínio e apoio à Associação #SerMulherEmTech, no intuito de seguir capacitando e incluindo mais mulheres no mercado de tecnologia, e a construção de centros tecnológicos em regiões periféricas.

Implantado pela Softtek, em parceria com a Zilor e ONG Meu Futuro Digital, um desses espaços de inovação e tecnologia foi inaugurado em março de 2022 na Escola Estadual Francisco Balduino de Souza (Chiquinho), localizada no município Quatá, Noroeste de São Paulo, e segue em funcionamento, sendo utilizado por cerca de 900 alunos matriculados no ensino fundamental e médio da escola.

Além disso, em breve, estão previstas inaugurações de mais dois centros tecnológicos financiados pela Softtek, um localizado na Cidade Tiradentes, na capital paulista, e outro no Rio de Janeiro.

Marca empregadora – Cerca de 270 vagas abertas até março

Em 2023, a Softtek foi reconhecida pelo Great Place to Work como uma das dez Melhores Empresas para Trabalhar em Barueri e Região.

Além disso, a empresa prevê, somente até março, a contratação de cerca de 270 novos profissionais, incluindo cargos com vagas afirmativas para PcDs (Pessoas com Deficiência).

Próximos passos

Após um ano marcado por grandes avanços tecnológicos, para 2024, a Softtek planeja seguir atuando para acelerar a transformação digital dos negócios, com foco, sobretudo, em soluções baseadas em Inteligência Artificial Generativa, migração para nuvem, hiperautomação de processos, cibersegurança, metaverso, low-code e no-code e migração do SAP ECC para o SAP S/4HANA.